12 de maio de 2009

Não é a Mamãe!

Primordialmente, assistam:
http://www.youtube.com/watch?v=d2bsfoDhsxo&feature=related.

Os que tiveram a paciência e a longanimidade de assistir o vídeo sugerido, viram que se trata do último episódio, na verdade a última parte do último episódio, da série 'Família Dinossauros' que, recentemente, vinha sendo exibida pela Rede Bandeirantes de Televisão. O episódio mostra que a era do gelo é desencadeada pela obsessiva produção de frutas de cera por um fábrica construida por Dino em cima de um local onde os besouros acasalavam-se.

O fim do episódio é macabro, um jornalista fala das previsões do tempo à longo prazo que são: "Escuridão e Frio extremo", salvo engano. Sendo que no fim do episódio, com uma face totalmente lânguida e desesperançosa o Bonner dinossauro solta um: "Adeus!". Quando acabei de assistir pensei que foi um dos finais mais chocantes e mais brutais que eu vi na história, ainda mais que a série em questão era uma das minhas preferidas quando era criança, se é que um dia deixarei de ser.

Primeiramente pensei na face triste das criancinhas que assistiram ao episódio final e, aprioristicmente, meu lado filantrópico e benigno se manifestou racionalizando que este era um fim inadequado pois muitas criancinhas seriam, de forma bruta e eficaz, quase que tramatizadas pela troca de perguntas e respostas escatológicas entre Dino e Baby. Supervenientemente meu lado carnificina e resultado surgiu considerando que aquele final sim era apropriado e,melhor ainda, muito brutal e 'trash'.

Apesar de todas estas reflexões primordiais mal me dei conta da mensagem que passava o último episódio da série que talvez foi a mais assistida em todo minha vida. Vocês já perceberam o quanto as pessoas hoje em dia são irresponsáveis em relação à natureza? Desprezando e maltratando esta atmosfera verde e sensacional que nos cerca? O episódio busca, a meu ver, despertar essa consciência ibernante de toda a população mundial. Me revolta quando, como ocorreu no Sábado da final do Campeonato Paraense, um motorista desgraçado joga uma latinha de cerva na rua, é um asco misturado com ódio.

Mas não é só desta consciência ambiental que vos chamo para refletir, até porque eu não sou muito 'greenpeace', mas sim para como tratamos nossos semelhantes. Pessoas excluídas, marginalizadas, desprezadas e preteridas numa sociedade, se isso pode ser chamada de sociedade, onde pessoas vem preferindo ANIMAIS, sim cachorrinhos e gatinhos fofinhos, do que os seres humanos, nossos co-irmãos. É algo que realmente vem me incomodando e pertubando minha mente, como uma pessoa pode preferir 'comprar' o amor de um cachorrinho em vez de ajudar seu semelhante? Isso para mim é um diarréia mental, vulgarmente chamada de anencefalia cerebral.

Cada vez estamos pensando em nós, somente em nós, e deixando o outro, muitas vezes tão perto, perecer indignamente, sem um prato de comida, sem nenhum afago, sem um xibé com camarão para saciar as suas necessidades. Não, não tenho espírito filantrópico e nem peço a vocês que o tenham, só peço mais racionalidade, mais consciência de que querendo ou não, podemos ser um Dino da vida, perdoe-me por esta comparação, haja vista que o mesmo se arrepende e nunca foi um cão, se é que um animal pode personificar o outro, pensando somente em nós mesmos, ocasionando um trágico fim para as pessoas que estão ao nosso derredor.

Saudações Bicolores.

3 comentários:

  1. Esse é o meu advogado. Sem brincadeira, dá orgulho te ver escrevendo. Principalmente quando não falas do Paysandu, como nesse último post. ^^

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, parabéns. Porém, talvez não seja muito agradável o que vou te dizer agora; cara, tu escreves que nem um indivíduo com 50 ou mais anos de idade. Não que eu não tenha entendido, mas existem palavras aí que pouquíssimos sabem o significado. Velho, se o teu objetivo é restringir o público do blog, continue.
    Bem, sei que este espaço é destinado para a discussão do conteúdo do texto, não para fazer críticas em relação à construção do mesmo. Este é o primeiro e o último comentário deste tipo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que fim triste p/ uma serie de humor e ainda p/ criança!!Eu gostava muito dessa série...eu lembro que ficava gritando pela casa "Não é a mamãe!"agora...fica um minuto de silêncio pelo final tragico da familia dinossauro!:D flw

    ResponderExcluir